Avoando Solitário: Breves considerações acerca do mensalão

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Breves considerações acerca do mensalão

Jean Wyllys publicou dia 16 desde mês, sábado, um pequeno texto em relação a prisão de petistas no desfecho do mensalão, denominado por alguns, não sei por que razão, de maior escândalo da política brasileira. Não é verdade, claro. Mas ainda assim é corrupção, e, óbvio, deve-se ser coibida com o rigor da lei.

Não conheço os atos da ação do mensalão. Pouco sei, como boa parte dos que comentam sobre o caso nos grandes portais de notícias, que, levados por um paixão exacerbada de justiça, ou seria vingança, desforra, ódio puro, desejaram a morte de Genoíno, quando este passou mal na prisão. Acho isso bobo e sobretudo desumano. Não há razão alguma pra odiar alguém por que...Quem mesmo disse para odiarmos? Você leu os atos do processo do mensalão? Não? Então a mídia lhe informou sobre tudo e disse-lhe a quem deve odiar. Ok. Vamos por parte, pois tenho criticas a ambos os lados: Mídia vs PT.

O que acho bom da prisão dos réus do mensalão é que, sem dúvida, marcará um novo rumo para o país, em que outros políticos ficarão cientes de que existe cadeia para eles - e nós, cidadãos, de que a justiça pode valer para todos. Mas e a mídia? O que aprende sobre este caso? Estaria ela favorecendo o PSDB, como dizem os petistas, em detrimento de outros partidos tidos como esquerda? Isso é óbvio. Basta analisar todo o desfecho do caso de formação de cartel entre a Siemens e Alstom, envolvendo governos do PSDB em são Paulo, nas gestações de Mario Covas, Geraldo Alckmin e José Serra. Estima-se que a fraude ultrapasse R$ 1,5 BILHÃO, valores infinitamente superiores aos desviados pelo mensalão petista. No entanto, a mídia escolheu este último para cunhar o chavão de maior escândalo de corrupção do país. 


Fora a intensa cobertura de todo o caso, que nem de longe assemelha-se as notas que saem sem muito destaque do propinoduto tucano, como fora apelidado, nem faça parte das capas de Veja, que nestes esquemas finge-se de desentendida e escolhe como pauta de matéria supostas revelações dos benefícios do chocolate. Isso sem mencionar o mensalão do PSDB, que veio muito antes ao do PT e que arrasta desde 98, com prescrições inclusive. É necessário que a sociedade conscientize-se destes processos e cobre ativamente da mídia a sua cobertura profunda e o mais parcial possível.

Em relação a cobertura midiática sobre a prisão dos réus do mensalão, surgiu a pouco no facebook criticas a capa da Carta Capital, que pouco dá destaque a prisão dos réus do mensalão, nem sequer demonstrar outro ângulo em relação ao caso. Esta critica não procede porque a revista chegou às bancas muito antes do mandato de prisão dos condenados. É injusto e falacioso comprar capas de todas as revistas semanais e constatar diferenças quanto a uma fechada muito antes e outras mais recentes. Já disse aqui sobre o quanto acho horrível mentiras sujas desse tipo, como quando petistas usaram a foto do cubano negro sendo vaiado em comparação a escravidão pra demonstrar suposto racismo da classe medica - todos os cubanos que chagaram em Fortaleza foram igualmente vaiados, de brancos a negros. Poderia se tratar de xenofobia, já que todo protesto e repudio concentrava-se aos cubanos, e nem tanto a espanhóis e portugueses. Seguimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário